O Brasil é um país muito vasto e, por vezes, os costumes natalícios variam de acordo com as suas diferentes regiões. O Natal é sempre a época mais especial do ano em que montamos a árvore, compramos presentes, assistimos aos filmes tradicionais do Natal e, claro, comemos muuuuuuito!

Para os brasileiros, a comida mais popular é o peru do Natal! As decorações tradicionais, o peru, as luzes, e todas as outras tradições chegaram ao Brasil e adaptaram-se à cultura e ao clima do Brasil.

Decorar a Árvore do Natal🎄

Dizem que a Árvore foi uma tradição trazida da Alemanha, afinal esse pinheiro cheio de luzes é essencial em muitas casas brasileiras. As bolas e os laços fazem parte dessa tradição. O dia certo de montar toda essa decoração natalina no Brasil deve ser sempre o 4º Domingo antes do Natal, dia que marca o início do Advento. Porém, é muito comum ter as ruas e as casas decoradas a partir do início de Novembro. Segundo as crenças cristãs, as decorações devem ser tiradas no dia 6 de Janeiro em que se comemora o Dia de Reis, dia do qual os Três Reis Magos chegaram a Belém encerrando o Natal.
Curiosidades sobre a Árvore: Cada elemento da árvore tem um significado. O pisca-pisca é um acessório que vem para representar as estrelas do céu. As Bolas de Natal coloridas simbolizam bons frutos, o mini papai noel representa a bondade e as ponteiras – geralmente decoradas com estrelas – representam a estrela principal, como uma estrela cadente.

Papai Noel ao Vivo e as Cores: 🎅🏻

O Papai Noel se tornou uma figura muito forte no Natal, e muitas crianças quando ainda pequenas acreditam fortemente na existência do Papai Noel e toda história mágica das cartas e dos presentes chegando pelas chaminés, advinda da cultura Americana. E para alegrar a criançada e tornar o Natal mais alegre é que em muitas famílias alguém se fantasia e entra na casa para falar com as crianças e entregar os presentes.
 

Troca de presentes e Amigo Secreto: 

A troca de presentes entre os familiares é muito comum e muito simbólica, como um laço afetivo entre as pessoas nessa época. O amigo secreto é muito comum no fim de ano, principalmente no encerramento de ciclos dentro das empresas e grupos de amigos. Essa cultura acabou migrando paras as reuniões de família no natal, uma forma de deixar todos unidos e ninguém ficar sem presente. Assim todos se sentem parte da brincadeira e você pode trocar presentes com a grande família e parentes íntimos. É uma dinâmica que tem dado muito certo e cada vez mais comum no Brasil.
Para alguns amantes da beleza, lindos cílios postiços são uma escolha muito boa!

Ceia de Natal 🦃️

À meia noite do dia 24 para o dia 25, os Brasileiros costumam fazer uma grande ceia do Natal. E há alguns alimentos que são tradições brasileiras e que estão presentes em quase todas as famílias. Entre eles, é possível citar a farofa, o salpicão, a rabanada, o Peru ou Chester e o Panetone.
O que tem também caído no gosto brasileiro é a decoração personalizada das mesas postas, com velas, soplas personalizados com guardanapos combinados, deixando assim as mesas ainda mais bonitas e temáticas.
Curiosidade sobre a Ceia: Cada alimento tem também o seu significado no Natal. O Peru assado representa fartura, assim como também o Leitão assado. A Rabanada acabou entrando no cardápio por ser uma opção sem carne que alguns séculos a trás foi criado como um alimento para as mulheres pós-parto na Europa. O salpicão por sua vez é 100% brasileiro, mas sem um significado aparente. As frutas secas representam a vida, assim como o vinho, como uma bebida cristã que simboliza o sangue sagrado de Cristo, representando a vida, e também o amor divino e a fertilidade.

Panettone 

Apesar do Panettone ter nascido de um erro, hoje ele é importantíssimo em muitas ceias. Nascido pelas mãos de um padeiro italiano chamado Toni, na cidade de Milão, o seu nome verdadeiro começou como “Pani di Toni” e traduzido ao português “o Pão de Toni” e se espalhou por todo o mundo.
O maior produtor de Panettone no mundo é a Bauducco, no Brasil.

Um forte Abraço e um Feliz Natal!🎅🏻

 

Dolfinha